EU SEI O QUE EU QUERO DO MEU WEBSITE?

EU SEI O QUE EU QUERO DO MEU WEBSITE?

Tenha uma definição exata da função do website!

A etapa mais importante de um website, e também a mais ignorada por quase todos, é a definição clara do que se espera do website. Se ele vai ser institucional, informativo, e-commerce, etc. Todo o sucesso ou fracasso de um website esta na definição do que se espera de retorno do website. Uma vez determinado e respondido as perguntas, abaixo, já se pode começar a desenvolver o planejamento do website:

Para quem? A quem se destina o produto ou o serviço?

O que? Qual será a natureza do site?

Quem? Que profissionais serão envolvidos?

Quem faz e o quê faz? Como?

Qual a solução mais adequada?

Como implementá-la?

Quanto?

Estoque mínimo (sites de venda), Page Views (sites de informação), volume de transações (leilões e cooperativas), etc.

Quando? Cronograma.

 Respondidas as perguntas, os passos seguintes são: - Estabelecer objetivos. - Determinar as alternativas. - Identificar os recursos necessários. - Selecionar a alternativa. - Implantar a alternativa escolhida. - Constante avaliação dos resultados. Determinar a natureza do site é definir se o negócio que você quer implantar na internet será um site institucional, business to business (B2B), business to consumer (B2C), etc. Quanto à natureza os sites podem ser classificados como:

Institucionais: Sua finalidade é apresentar a empresa ao internauta. Não realizam vendas diretas e as informações que fornecem, são sobre a empresa e sobre os produtos. É muito utilizado por empresas que querem marcar presença na web.

e-Commerce: São destinado a vender produtos ou serviços. Podendo ter o enfoque para o tipo business to business ou B2B (empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas) ou business to consumer ou B2C (vendem produtos diretamente ao consumidor).

Leilão on-line: Tem por objetivo intermediar a compra e a venda de mercadorias na Internet, por meio de leilão. Os produtos oferecidos são relacionados por categoria, em muitos casos com foto do produto, que pode ser desde uma moeda antiga até um automóvel. Os compradores escolhem o produto e fazem sua oferta (lance). Num período estipulado de tempo, o melhor lance leva o produto.

Sites de Informação: Estes tem por objetivo fornecer informações, que geralmente são gratuitas. O faturamento destes sites costuma estar ancorado no espaço para propaganda. Empresas compram espaço, geralmente na forma de banners. O que determina o valor da publicidade num site de informação é volume de tráfego (quantidade de pages views). Dentro da categoria sites de informação existem especializações, por exemplo: sites de busca (UOL, Bing, GOOGLE, Yahoo, etc), sites de notícias (folha on-line, estadão on-line, veja on-line, etc), sites de download (superdownload, tucows, etc), sites de cursos-on line, sites de recrutamento de pessoal, etc...

O processo para se estabelecer uma empresa na Internet, que comercialize bens e serviços é similar ao de uma empresa convencional. Seja qual for a natureza do site, estes devem estar sempre atualizados, principalmente as Lojas Virtuais, que estarão sempre competindo com a concorrência. Conhecer bem o cliente e ter um banco de dados (CRM) eficiente para auxiliar no processo de tomada de decisão são fatores muito importantes para se obter vantagens competitivas.

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