E-COMMERCE – BÁSICOS – ESTOQUE COM ERP

e-Commerce – Básicos - Estoque com ERP

 

Pensando em e-commerce, independentemente de a iniciativa estar no início de sua operação ou já consolidada no mercado, é bastante comum ver os empreendedores focados na aquisição de novos clientes e na conversão das vendas, deixando controle dos produtos de lado. 

Uma gestão eficiente de estoque é uma das necessidades mais imprescindíveis de qualquer negócio - e também uma das atividades mais desafiadoras.  Para se desenvolver um formato é necessário criar vários layouts e compará-los com os princípios da popularidade, semelhança, tamanho, características e utilização do espaço. Além da organização você consegue ter um relatório de média de tempo para dar a primeira resposta ou para a resolução do chamado. Quando o ERP é 100% integrado à plataforma de loja virtual, traz agilidade e confiabilidade nos dados inseridos no sistema de e-commerce.

Essa escolha vai impactar nos fatores citados acima, visto que estoques diferentes apresentam necessidades específicas de checagem e de entrega de fornecedores.

É preciso de muita organização e de um planejamento bem elaborado para conseguir ter uma administração bem-sucedida do estoque.

Qual produto é o mais vendido, custo, qual cor, lote e qual campanha teve melhor retorno?

A organização do estoque permite que você programe melhor as suas compras, aproveitando promoções e desconto com os fornecedores, e repassando estas vantagens para os seus clientes, tornando a sua loja digital ainda mais competitiva.

Uma das melhores estratégias é a automatização dos pedidos realizados em seu site carregados no ERP com o gerenciamento ocorrendo em apenas uma tela, tornando o processo simples e transparente.

Controle de estoque também é um ponto preocupante, pois deverá ser montado uma forte integração entre os centros de armazenamento. Qualquer uma das medidas ao ser colocada em prática representa uma tentativa em busca de aumentar crescimento do número de vendas e de alcançar melhores resultados para seu negócio.

Gerenciamento do formato (layout) de armazém é a forma como as áreas de armazenagem de um armazém estão organizadas, de forma a utilizar todo espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os vários operadores, equipamentos e espaço.

Ter planejada a aquisição dos produtos, para datas comemorativas como Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães com uma boa previsão da saída de determinados produtos para conseguir controlar estoque e atender à demanda. Dependendo de sua plataforma de e-commerce e tamanho de sua empresa, você pode necessitar de uma consultoria de e—Commerce para auxiliar a sua equipe, como a ADDBIZ.

Periodicamente, é preciso fazer um levantamento de produtos que estão parados no estoque e dar vazão a eles, caso contrário, poderá perder investimento feito.

Portanto com o planejamento adequado a ruptura de estoque, falta de produto, “produto vendido não existe mais no seu estoque” esta situação nunca acontecerá se seu e-commerce possuir uma gestão de estoque que funcione porque produto em questão teria uma notificação de “esgotado” ou nem estaria listado para a venda. Por isso, muito cuidado com estoque compartilhado com a loja física.

DICA: Existem vários sistemas de ERP para o e-commerce em diversos estágios, quase sempre é viável iniciar com um básico e fazer um upgrade para outro com uma gama maior de recursos e valores $$$, quando o e-commerce estiver mais maduro e o investimento se torne uma necessidade para o crescimento da e-loja. Alguns dos mais conhecidos são Tiny ERP , Bling! .e-Millennuim, Mercado Backoffice (Mercado Livre) e [B] Seller  vale a pena ver qual se encaixa melhor á sua necessidade.

Envie uma mensagem com suas duvidas agora mesmo! Clique no botão abaixo.

Compartilhe o conhecimento: