COMO INICIAR UMA LOJA DIGITAL

COMO INICIAR UMA LOJA DIGITAL

Vamos pelo Inicio

Para iniciar um e-commerce ou loja digital, você deve ter decidido o segmento e os produtos ou serviços que irá vender. Recomendo o máximo de informação sobre o segmento escolhido, como por exemplo, concorrentes, métodos de venda, em quais canais estão e claro preço praticado, verificar os pontos fracos e se você pode corrigir e desta forma  destacar como vantagem. Mas se você já tem a loja física, assim, seu custo de operação / inicialização e risco ao montar a loja virtual fica reduzido, pois você já conhece o mercado que vai atuar, mas ainda tem que estudar o mercado mas na ótica do digital, do e-commerce.

Não esqueça de “comprar” o domínio, o www.xxxxxxx.com.br no site do www.registro.br lá é o local oficial no Brasil para domínio, pesquise e veja se o nome escolhido esta disponível antes de qualquer ação de marketing, até mesmo do logo da empresa. Qualquer pessoa pode comprar um domínio com o CPF ou CNPJ e depois disso tem que pagar a manutenção anual, tipo o IPTU, que agora esta em R$ 40,00, sendo que existe um desconto se licenciar por mais anos de uma só vez. Veja todas as informações no site da Registro.br.

Agora o Meio

Um dos atrativos da loja virtual, é que com a plataforma de loja digital escolhida você pode personalizar e adaptar seu site de acordo com suas necessidades.

Você pode criar através de uma interface de administração, uma promoção única ou estratégias de marketing, cupons de exibição específicos para determinados segmentos ou clientes, criação da página móvel da sua loja e também integrar seu site de comércio eletrônico a todos os apps.

Como já deve ter percebido existem várias empresas nacionais que oferecem plataforma de e-commerce com sistema próprio ou sistema de terceiros como o Magento ou WordPress com WooCommerce.

Você deve ter em mente todas as funcionalidades desejadas, como por exemplo: quantidade de fotos por produtos, cadastramento de cores do mesmo modelo e do tamanho, claro que isso depende do produto que você vai vender. Não se esqueça dos tipos de ofertas e promoções além dos meios de pagamentos aceitos e tarifas, taxas, que são aplicadas.

Como já explicado no artigo anterior E-COMMERCE – BÁSICOS - ESTOQUE COM ERP    a importância do gerenciamento do estoque.

Como em qualquer outro negócio, uma loja virtual também está sujeita ao pagamento de impostos como ICMS e outros.

Finalizando

 Iniciar a operação o “go live” da loja virtual. Uma etapa tão aguardada e planejada. Deve ser feita em conjunto com o Plano de e-Marketing por diversas razões, sendo a que destaco as seguintes: Visitação, divulgação, criação de confiança, trafego orgânico (SEO), trefego pago...

No e-commerce você tem que ter um plano de e-Marketing para que sua loja seja conhecida, pois somente desta forma os clientes compraram.

Traçando um paralelo a uma loja de rua que esta lá fisicamente com os clientes passando em frente dela, mesmo assim, para chamar atenção podemos colocar um boneco de ar pulando, desta forma alguns clientes vão entrar na loja e ver os produtos, ver os cartazes de promoção nas vitrines e faixas etc. No comercio virtual temos que colocar os banners onde nossos futuros clientes navegam (em outros sites de conteúdo que tem a ver com nosso tipo de cliente, como por exemplo: UOL, GLOBO, ESPN, FACEBOOK, TWITTER, GOOGLE,...) e desta forma temos de desenvolver vários tipos  e tamanhos de banners, e-mail marketing, land pages, utilizando os teste A/B sempre que possível para entender quais mensagens tem mais retorno.

Outra forma é vender em Marketplace que tenham o mesmo mix de produtos que sua loja, como por exemplo: moda, moveis, alimento, eletro eletrônicos, etc.

Em breve vamos fazer um artigo mais aprofundado sobre esta modalidade de venda.

Como todo o negocio, abrir uma loja física ou digital demanda muito tempo. Já o valor do investimento vai variar de acordo com o montante disponível que muitas vezes é diretamente proporcional ao resultado do empreendimento.

A Addbiz possui serviços  de consultoria de E-commerce com o objetivo de orienta-lo e até gerenciar nas ações estratégicas na Internet, para que dessa forma a sua Loja Virtual se transforme em uma poderosa máquina de vendas, gerando receita e rentabilidade.

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